A Secretaria de Finanças e Orçamento de Cruz Alta, está recebendo desde ontem, reclamações de empresas que estariam sendo vítimas de tentativa de golpe. A prática criminosa foi denunciada junto a órgãos da Prefeitura, por diversos Empresários inscritos no Cadastro Fiscal do Município, que receberam via e-mail, correspondência em formato de “notificação”, intitulada de “Irregularidade no Alvará de Funcionamento”. O documento traz ameaças de aplicação de multas e fechamento temporário de estabelecimentos, em caso de não regularização de supostas irregularidades.
A Secretária de Finanças e Orçamento, Luisa Cristina Carpovinski Pieniz, assegura que “nenhuma notificação tratando da regularização de Alvará de Funcionamento é enviada pela Fiscalização Tributária do Município via e-mail. Portanto, qualquer correspondência desse tipo, seguida eventualmente da indicação de link de acesso, deve ser considerada golpe pelos contribuintes”.
Importante ressaltar que em caso de e-mail enviados por órgãos municipais, o endereço obrigatoriamente deve conter a terminação @cruzalta.rs.gov.br. A Secretária acrescentou ainda, que “um olhar mais atento da “notificação”, permite verificar erros grosseiros, como o Brasão que não corresponde ao Município de Cruz Alta, assim como, a nomenclatura do Departamento e o nome dos agentes públicos”.
O setor jurídico já providenciou o registro policial dos fatos e quaisquer dúvidas com relação a esse tipo de correspondência, podem sem dirimidas junto aos Fiscais Tributários do Departamento Operacional do ISSQN, através do telefone 0800 400 0126, acréscimo do ramal 2020 ou 2027.
Com informações da Prefeitura de Cruz Alta